quinta-feira, junho 04, 2009

"Quantos anos são desde Janeiro?"

Hoje de manhã, quando fui ao café, uma senhora de idade, que lia o jornal numa mesa próxima, perguntou-me que dia era hoje. Respondi que era dia quatro. Ela repetiu: "Quatro?" e eu confirmei: "Sim, quatro de Junho.".
A senhora agradeceu e continuou a sua leitura.
Passado um pouco perguntou: "Quantos anos são desde Janeiro?". Não entendi. Pensei que tinha percebido mal e pedi-lhe que repetisse a pergunta, o que fez exactamente pelas mesmas palavras.
Pensei que a senhora queria saber qual o algarismo que corresponde ao mês de Junho e disse-lhe: "Estamos em Junho, no mês seis." Ela pensou por uns instantes  e depois disse: "Não, não é isso. Eu queria saber quantos anos são desde Janeiro."
Fiquei sem saber o que responder. Não conseguia perceber o que é que a senhora queria saber. Enquanto dava voltas à cabeça para tentar compreender, ela disse: 
"Ah, então é meio ano!"
Só aí percebi :)
Minutos depois, olhou para mim e contou pelos dedos que, de Janeiro a Junho seriam cinco meses. Eu disse-lhe que no final deste mês terá passado meio ano. Respondeu-me: "Pois é, às vezes sei contar e outras vezes... Às vezes não consigo explicar muito bem o que quero dizer." Disse-lhe que não fazia mal, que já tinha percebido.
Perguntou-me ainda, se sabia a que horas era o autocarro para as termas e respondi-lhe que não conseguia ajudá-la porque não era daquela zona. "Nem sei se o autocarro pára nesta paragem.", comentou.
Levantou-se, olhou pela janela e, surpreendida,  exclamou: "Olhe, os meninos da escola. Vêm de passeio!" E realmente lá estava um autocarro a deixar uns pequenitos com a sua educadora.
Olhou para mim e disse-me:
"Então, menina... o Senhor lhe dê muito boa sorte!"
Agradeci-lhe e enquanto a via sair senti-me tocada...

Não sei se foi a idade da senhora, o seu pedido de ajuda a uma completa estranha, o facto de ter assumido com tanta humildade as suas dificuldades ou a frase que utilizou para se despedir de mim mas, o que é certo, é que me senti comovida...

Já escrevi entradas para o blog em diversos sítios mas, esta, foi a primeira vez que aconteceu ao volante, parada numa fila de vários quilómetros, porque o acesso à autoestrada estava cortado.
Conseguem imaginar a cara de espanto dos outros condutores :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário